Adolescente que morreu mordido por tubarão em Olinda foi retirado do mar por outros jovens, diz prima: 'Desmaiou e bateu a cabeça'
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Prima conta como foi resgate de adolescente que morreu após ser mordido por tubarão em Olinda
O adolescente Deivson Rocha Dantas, de 13 anos, que morreu após ser mordido na coxa por um tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda, estava brincando com amigos no mar antes do ataque. Em entrevista à TV Globo, a prima da vítima, Lídia Emanuele, disse que o garoto foi retirado do mar pelos outros jovens, todos da mesma idade (veja vídeo acima).
"[O tubarão] comeu quase a perna dele toda. A gente ligou para o Samu, mas eles não chegaram a tempo. Então, quem tirou ele foram os próprios amigos dele, da mesma idade dele. Tiraram ele do mar, arrastaram ele até ali, na esquina, botaram ele no chão. E ele também desmaiou, bateu a cabeça. E nisso ele já estava gelado", contou.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O incidente aconteceu na quinta-feira (29), por volta das 14h. Lídia disse que foi à praia para chamar Deivson, que tinha saído de casa sem o consentimento da mãe. A parente, que tem 14 anos, falou que viu o animal e o momento em que os amigos resgataram a vítima.
"Eu estava lá na casa da minha avó. Ela mora ali mesmo [perto da praia], no segundo andar. Eu tinha descido porque meu tio tinha ligado para a mãe dele [Deivson], porque ele veio escondido para a praia, a mãe dele não sabia. Aí, nisso, quando eu cheguei aqui, o amigo dele já estava gritando e dizendo que o tubarão pegou ele. Só consegui ver a barbatana e um pouco do tubarão. Ele era grande", afirmou.
Ainda segundo a adolescente, após retirarem o jovem do mar, ela e os amigos do primo arranjaram um carro para levar Deivson ao Hospital do Tricentenário, localizado em Bairro Novo, em Olinda. "Um pastor chegou da igreja e a gente conseguiu que ele o levasse para o hospital", disse.
Embora a praia tenha placas de sinalização com alertas sobre risco de incidentes com tubarão, o local, de acordo com a jovem, não tem posto de guarda-vidas, o que dificulta o socorro às vítimas.
"Eu só queria que a gente fosse um pouco notado, porque aqui não tem um bombeiro. A gente é meio que esquecido aqui. Aqui não tem um bombeiro, aqui não tem um Samu. A gente só queria ser notado mesmo e que a justiça seja feita", declarou.
LEIA TAMBÉM
Praia Del Chifre concentra todos os ataques de tubarão notificados em Olinda
'Lesão bastante extensa, num local de artérias', diz médico
Deivson Rocha Dantas morreu após ser mordido por tubarão em Olinda
Reprodução/Instagram
Falta de estrutura
O surfista André Luiz Gomes da Silva, que foi atacado por um tubarão em fevereiro de 2023 também na Praia Del Chifre, ficando dez dias internado, voltou ao local depois que soube do novo caso e falou sobre a falta de estrutura de segurança para os banhistas.
"A gente aqui não tem apoio de nada, não tem um salva-vidas aqui, não tem Guarda Municipal aqui que venha apoiar. Só querer consciência ambiental, só conscientizar as pessoas não dá jeito. [...] Ele era uma criança, pô, criança não sabe o que faz, não. [...] As placas se acabaram e daí ficou como é até hoje, a gente aqui realmente abandonado", disse.
A TV Globo entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, mas, até a última atualização desta resposta.
Em nota divulgada na quinta-feira (29), o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) informou que há 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco. Dessas, 13 estão em Olinda, sendo quatro, especificamente, na Praia Del Chifre.
"A área é monitorada pelo Cemit para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes", afirma o órgão no texto.
Ainda segundo o comitê, representantes do governo do estado estiveram no Hospital do Tricentenário para prestar apoio à família do adolescente e coletar mais informações sobre o caso.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias