De hidratante a óleo de cozinha: saiba como aplicar glitter e lidar com o brilho que não sai depois do carnaval
14/02/2026
(Foto: Reprodução) De hidratante a óleo de cozinha: saiba como aplicar glitter e retirar brilho após folia
No Carnaval, o glitter se torna um dos personagens principais das celebrações. Ele leva cor e brilho para maquiagens, corpos e fantasias — e depois parece decidido a não encerrar a folia e acompanhar o folião.
O g1 conversou com uma dermatologista que explicou como aplicar o glitter sem prejudicar a pele e evitar ser assombrado pelas partículas até o próximo carnaval. As dicas vão do uso de hidratantes antes e depois da aplicação até óleo de cozinha para ajudar na remoção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
🚿 Como remover o glitter sem sofrimento
Para facilitar a remoção completa, a recomendação da dermatologista Mônica Felici é usar uma loção de limpeza ou um demaquilante bifásico, com bastante cuidado.
A dica é molhar bem o algodão com o produto e fazer movimentos delicados. Use um algodão para cada área (um para cada olho e outro para o rosto), evitando levar partículas para dentro dos olhos. Troque o algodão para que o glitter já removido não seja depositado na pele novamente.
Na falta da loção ou do demaquilante, a Dra. Felici afirma que podem ser usados óleos vegetais, que ajudam o glitter a deslizar para fora da pele, como:
óleo de coco
óleo de girassol
óleo de soja (se não tiver os outros)
"Se não tiver uma outra opção, pode ser utilizado o óleo de soja para essa remoção. Mas os benefícios em termos de nutrientes e para a recuperação da pele são muito maiores no óleo de côco e no óleo de girassol", explica a dermatologista.
Outra dica é usar um hidratante antes de entrar no banho para ajudar no deslize, ou óleos de banho vendidos em farmácias.
❗ Dica importante: mesmo quem tem pele oleosa pode usar o óleo na remoção.
Segundo a especialista, os óleos ajudam a proteger a barreira cutânea, melhoram o manto hidrolipídico e criam um filme protetor enquanto removem o glitter.
LEIA TAMBÉM
Carnaval Campinas 2026: confira a programação completa de blocos
Quer fugir do Carnaval? Veja a programação para escapar da folia na região de Campinas
Desafio de Carnaval do g1: influencers montam em 1 hora looks com baixo custo no centro de Campinas; ASSISTA
💄 Como aplicar
Comece pela hidratação: hidratar o rosto ou o corpo ajuda o glitter a fixar — sem a necessidade de colas. Use primer adequado para melhorar a aderência e reduzir o risco das partículas caírem nos olhos.
🚨 Esqueça a tática do glitter eterno. Produtos como gel de cabelo ou misturas de produtos podem irritar a pele. A dermatologista recomenda: melhor reaplicar do que usar algo que pode acabar atrapalhando a festa.
✨ Como escolher o glitter certo
Uso do glitter no Carnaval: prefira produtos próprios para maquiagem, que são mais finos e seguros para a pele.
Estevão Mamédio/g1
Prefira glitters próprios para maquiagem, que são mais finos e seguros para a pele do corpo e do rosto. Evite as versões artesanais ou de papelaria, que são mais abrasivas.
❌ O que NÃO fazer
A dermatologista alerta que, antes de pensar no brilho, é preciso olhar para a condição da pele. Evite o uso do glitter se a pele estiver sensível, irritada, com acne inflamada ou machucada.
“Se a pele não está íntegra, vai dar problema”, diz a médica.
Também não é indicado aplicar glitter sobre áreas recém-depiladas nem usar cola escolar ou outras colas improvisadas.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas