Montadoras americanas como Tesla, do bilionário Elon Musk, temem que 'toma lá, dá cá' de tarifas prejudique os negócios

  • 14/03/2025
(Foto: Reprodução)
O secretário de Comércio dos Estados Unidos ameaçou nesta sexta-feira (14) impor taxas a carros importados do mundo inteiro. Guerra das tarifas preocupa montadoras dos EUA e Tesla, do bilionário Elon Musk, acende alerta O secretário de Comércio dos Estados Unidos ameaçou nesta sexta-feira (14) impor taxas a carros importados do mundo inteiro. Mas são as montadoras americanas que andam preocupadas com esse "toma lá, dá cá" das tarifas. Até mesmo a Tesla, fabricante de carros elétricos do bilionário Elon Musk. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde tudo está interligado, a guerra comercial iniciada por Donald Trump ameaça ter um efeito inverso e prejudicar a própria indústria americana que o presidente quer proteger. O setor automotivo pode ser um dos mais atingidos. Tanto que até a montadora de carros elétricos Tesla, do bilionário Elon Musk, aliado de Trump, acendeu o alerta. Na quinta-feira (13), a imprensa teve acesso a uma carta da empresa para o governo americano. O documento destaca que a retaliação de outros países às tarifas dos Estados Unidos pode prejudicar as exportações americanas. A China, por exemplo, é o segundo maior mercado da Tesla. 'Toma lá, dá cá' das tarifas no governo Trump: montadoras americanas como Tesla, de Elon Musk, temem que guerra comercial prejudique negócios Jornal Nacional/ Reprodução A carta também chama atenção para a dependência das empresas americanas d e insumos estrangeiros e para o aumento do custo desses insumos com as tarifas. O documento afirma que certas partes e componentes dos carros são difíceis ou até mesmo impossíveis de serem encontrados dentro dos Estados Unidos. Para montar um carro, cada peça vem de um lugar diferente. A globalização criou uma cadeia de produção que envolve o mundo todo. No caso de um carro americano, por exemplo, a matéria-prima, que são os metais brutos, são extraídos no Canadá. O México - que tem mão de obra mais barata - transforma esses metais em peças. As montadoras de carros elétricos também precisam comprar baterias da China e da Índia. Aí essas peças viajam até os Estados Unidos, onde a indústria americana é responsável pela montagem final do carro. Se os fabricantes passarem a pagar mais pelas peças e matérias-primas, o produto final poderá ser vendido por um preço mais alto ao consumidor. É como se a tarifa voltasse para a própria população dos Estados Unidos. Na semana passada, Trump recuou e adiou o tarifaço sobre autopeças do México e do Canadá, mas a expectativa é de que as taxas entrem em vigor em abril. O economista Lawrence White, da Universidade de Nova York, explica que carros americanos mais caros empurrariam o consumidor a procurar os concorrentes estrangeiros, que comparativamente ficariam mais baratos que os veículos produzidos nos Estados Unidos: “Outros países podem dizer: ‘Opa, vou exportar mais para os Estados Unidos’. Países como a Coreia do Sul, Japão, os europeus, quem sabe até o Brasil. O governo americano vai dizer: ‘Não vai não. Vamos aumentar as tarifas para os seus carros também’", diz. 'Toma lá, dá cá' das tarifas no governo Trump: montadoras americanas como Tesla, de Elon Musk, temem que guerra comercial prejudique negócios Jornal Nacional/ Reprodução Os carros asiáticos correspondem a quase 17% das vendas no mercado americano. Atualmente, os carros importados da Coreia do Sul entram nos Estados Unidos sem pagar tarifas, e a taxação sobre carros japoneses é de apenas 2,5%. Já os europeus exportaram para o mercado americano US$ 58 bilhões em veículos e autopeças em 2023. Em uma entrevista, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, foi perguntado nesta sexta-feira (14) se o governo imporia tarifas a carros importados do Japão, da Coreia do Sul e da Alemanha, por exemplo. E respondeu: “Seria justo, certo? Se vamos taxar a importação de carros de qualquer procedência, temos que taxar carros de todos os lugares”. Para um país como os Estados Unidos, onde a maioria roda de carro porque poucas cidades têm transporte público de qualidade, e a maior parte da circulação de produtos é feita sobre quatro rodas, um aumento no preço dos veículos pode significar um baita pé no freio para a economia. O professor White conclui: “Somos um país muito centrado em carros. Isso vai aumentar o custo de vida. Quem já está infeliz com a alta de preços vai ficar ainda mais infeliz com o preço dos carros ficando ainda mais alto”. LEIA TAMBÉM Elon Musk na política ameaça a Tesla e o seu império? Tesla alerta gestão Trump que está 'exposta' a tarifas retaliatórias Ações da Tesla despencam mais de 15% e perdem toda a valorização vista desde a eleição de Trump

FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/03/14/montadoras-americanas-como-tesla-do-bilionario-elon-musk-temem-que-toma-la-da-ca-de-tarifas-prejudique-os-negocios.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

FALE COM NOSSOS ADMINISTRADORES

Anunciantes