Nível do Rio Paranaíba se aproxima da cota de inundação e família deixa casa em Patos de Minas
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Rio Paranaíba sobe mais de 5 metros e coloca Patos de Minas em alerta
O nível do Rio Paranaíba, em Patos de Minas, chegou a 8,37 metros, segundo a última medição realizada na manhã desta segunda-feira (26) pela Defesa Civil. A marca se aproxima da cota de inundação, fixada em 9,13 metros, e acende o alerta entre as autoridades do município.
Segundo a prefeitura, uma família foi retirada da casa onde mora, na Rua Vitória da Conquista, no Bairro Santa Terezinha, após o deslizamento de uma encosta às margens do Rio Paranaíba. Ainda conforme a nota, a saída do imóvel ocorreu por iniciativa da própria família, que solicitou apoio da prefeitura para a retirada de móveis. Os moradores foram acolhidos na casa de parentes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
A Rua Vitória da Conquista está interditada desde a última terça-feira (20), quando uma forte chuva, com volume de 29 milímetros, provocou o deslizamento de terra no local. Desde então, em quatro dias, o nível do rio subiu mais de cinco metros.
A Defesa Civil Municipal orientou outros moradores da Rua Vitória da Conquista a deixarem suas residências de forma preventiva, como medida de segurança, devido à instabilidade da encosta. Até o momento, não há registro de água invadindo casas.
Rio Paranaíba sobe mais de cinco metros em apenas quatro dias
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A prefeitura informou ainda que a Secretaria Municipal de Planejamento trabalha na elaboração de um projeto técnico para a contenção definitiva da encosta. No entanto, no momento, não é possível iniciar intervenções estruturais no local devido às condições climáticas e ao nível elevado do rio. As obras serão executadas assim que houver condições seguras para a implantação do projeto.
Em caso de necessidade de apoio, a população pode acionar o Centro de Assistência Social às Vítimas de Enchentes (Casve) pelo telefone (34) 3822-9740.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Chuva interdita trecho de rodovia e transforma ruas em rios no interior de MG
Vídeos mostram força dos ventos que derrubaram muros, árvores e estruturas em Uberlândia
Uberlândia tem alagamentos, buraco aberto em avenida e carro amarrado para não ser arrastado durante temporal
Rio Paranaíba tem histórico de transbordamento
Em 2022, uma cheia do Rio Paranaíba obrigou ao menos 89 famílias a deixarem suas casas e se mudarem para locais seguros em Patos de Minas. À época, o nível da água ficou cerca de 12 centímetros acima do normal, cobrindo uma ponte sobre o afluente no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 17 propriedades foram alagadas em uma comunidade da zona rural conhecida como “Ilha”.
Em 2020, um trecho do Rio Paranaíba que corta Patos de Minas chegou a ficar nove metros acima do nível normal, o que provocou transbordamentos em alguns pontos da cidade. Naquele ano, 100 famílias que viviam em áreas com risco de inundação foram remanejadas como medida preventiva.
Imagem aérea mostra cheia do Rio Paranaíba em Patos de Minas em 2022
Corpo de Bombeiros/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas