Verão responsável: participe da 27ª edição do Praia Limpa nas areias do Recife
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Com 50 monitores, projeto Praia Limpa irá distribuir até 180 mil sacolas de papel para descarte correto do lixo.
Leandro de Santana/Divulgação
O céu nublado típico de fevereiro não tirou o brilho de um dos eventos mais tradicionais do verão recifense. Na sexta-feira (5), as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa receberam a largada oficial da 27ª edição do Praia Limpa, iniciativa que há quase três décadas mobiliza poder público, parceiros e população em torno do cuidado com a orla da capital pernambucana.
Conhecido pela distribuição de sacolas de papel e pulseiras de identificação para as crianças, o projeto é um marco da temporada. A abertura contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que circulou pela areia, conversou com moradores e destacou a parceria entre a Prefeitura do Recife e a Globo para viabilizar essas ações, previstas até 29 de março.
A movimentação atraiu imprensa, barraqueiros, monitores e frequentadores da praia, marcando oficialmente o início de mais uma etapa de conscientização ambiental.
Cerca de 15 mil pulseiras de identificação serão distribuídas às crianças que frequentam as praias do Recife.
Leandro de Santana/Divulgação
Presente desde o começo do projeto, Varlindo Carneiro, um dos três supervisores do Praia Limpa, vê na longevidade da iniciativa o reflexo de um cuidado contínuo.
“Estamos em uma das praias mais bonitas do país. É de extrema importância que moradores e turistas se envolvam para continuarmos com o propósito de mantê-las assim”, afirma.
E quem faz o projeto acontecer? São muitos pilares, incluindo o trabalho incansável de 50 monitores ambientais escalados para distribuir as sacolas de papel e as pulseiras de identificação para as crianças todos os domingos, como é o caso de Amanda Maria da Silva, 22 anos, moradora de Olinda. Veterana na iniciativa, ela explica que o escopo vai além da entrega das sacolas.
“Nosso papel é justamente conscientizar as pessoas. A gente entrega as sacolas, mas também informação de como é primordial manter a areia limpa”, diz.
Segundo ela, ao longo de seus três anos de atuação, a resposta do público tem sido cada vez mais positiva. “Os moradores conhecem muito bem o projeto e os turistas abraçam a causa”, completa.
Quem frequenta a praia sente o impacto dessa iniciativa. A gerente de vendas Patrícia Moreira, de Ribeirão Preto (SP), estendeu a viagem de trabalho para conhecer Recife e destacou a importância desse trabalho. “Uma orla tão bonita como essa realmente merece todo cuidado”, disse.
Turistas abraçam a causa por uma praia mais limpa.
Leandro de Santana/Divulgação
Nas barracas, esse zelo é permanente. Josivaldo José da Silva, 51 anos, conhecido como Seu Vadinho nas areias de Boa Viagem, participa do projeto há anos.
“O pessoal se interessa muito. Aqui a gente se organiza pra sempre entregar as sacolas de papel e falar um pouco do Praia Limpa”, explica.
Com bom humor, ele conta a reação dos clientes: “quando chegam e veem tudo organizadinho, dizem que eu tô de parabéns”.
Uma dessas pessoas é Maria Luiza, moradora de Jaboatão dos Guararapes, que levou o filho Arthur, 11 anos, para aproveitar o dia. “A gente que é daqui conhece o projeto, mas é muito bacana ver como ele funciona na prática e como é eficiente”, afirma.
Realizado pela Globo em Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio do projeto Recife Limpa, o Praia Limpa deve distribuir 180 mil sacolas de papel e 15 mil pulseiras de identificação ao longo da edição. Essa distribuição conta com o apoio da Klabin, maior produtora brasileira de soluções sustentáveis em embalagens de papel.
Praia Limpa 2026
Onde:
Praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, no Recife (PE)
Datas das ações:
Fevereiro: 5, 8, 21, 22 e 28
Março: 1, 8, 15, 22 e 29