(Foto: Reprodução) Tuti Lopes, vereadora de Boa Vista
Reprodução/Instagram
Morreu nesta quarta-feira (15), aos 41 anos, a vereadora de Boa Vista Tuti Lopes (Pode), que lutava contra um câncer de ovário. A informação foi divulgada nas redes sociais da Câmara Municipal de Boa Vista. A causa da morte não foi divulgada.
Maria Inês Maturano Lopes, a Tuti Lopes, era natural da capital e nasceu em 13 de janeiro de 1984. Ela é filha do ex-deputado federal Édio Lopes, advogada e presidente do Partido Podemos Mulher no estado. Ela é mãe de um menino.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Em nota, a Câmara Municipal lamentou a morte da vereadora, se solidarizou com familiares e amigos. Disse ainda que a "partida representa uma perda irreparável para esta Casa Legislativa, para os colegas parlamentares, servidores, amigos e para toda a população de Boa Vista, que teve na vereadora uma representante íntegra e atuante".
"De 1º de janeiro de 2021 até a presente data, a parlamentar exerceu com dedicação, ética e compromisso o seu mandato, sendo voz ativa na defesa dos interesses da população e deixando um legado de trabalho, respeito e cuidado com as causas sociais e comunitárias", disse a Câmara Municipal.
Tuti era formada em direito pela Universidade Paulista (Unip), em Brasília (DF), e também integrou a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima.
Ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 2020, com 1.363 votos, e reeleita em 2024 para o segundo mandato na Câmara Municipal de Boa Vista.
LEIA TAMBÉM:
Vereadora com câncer volta ao trabalho e é homenageada pelos colegas em Boa Vista
Vereador morre após levar coice de cavalo no interior de Roraima
Prefeito e vereadores de Boa Vista raspam cabeça em apoio a vereadora com câncer
A vereadora foi diagnosticada com câncer de ovário e se afastou temporariamente do trabalho em novembro de 2022 para iniciar a quimioterapia, um tratamento que causa a queda de cabelos. O retorno dela à Câmara Municipal, em 2023, foi marcado por aplausos.
À época do afastamento, o prefeito Arthur Henrique (MDB) e os vereadores de Boa Vista rasparam a cabeça em apoio a vereadora. A ideia surgiu durante uma sessão no plenário da Câmara Municipal, onde os parlamentares conversavam sobre o estado de saúde da vereadora.
Na ocasião, alguns vereadores sugeriram raspar o cabelo em sinal de apoio a Tuti e pelo menos 15 parlamentares apoiaram a ideia.
Veja mais sobre Tuti Lopes:
Vereadora de RR diagnosticada com câncer raspa cabeça e pública momento na internet
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.