Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Rio com homenagem a Ciça, mestre de bateria da escola
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Expectativa, nervosismo e emoção na apuração das notas do Grupo Especial do Rio
A Viradouro venceu o carnaval do Rio e conquistou o quarto título com uma homenagem ao mestre de bateria Ciça. A repórter Lília Teles acompanhou a festa na quadra da escola, em Niterói, com Mestre Ciça.
Uma festa linda, emocionante e que comemora um título conseguido a milhares de mãos. A Viradouro levou para a avenida a história de um homem simples, tímido, mas, acima de tudo, um mestre. Mestre Ciça, que comanda a bateria da escola há 16 anos.
Repórter: Esse é um título só para você? É uma homenagem só para você, Ciça?
Mestre Ciça: Não. O samba venceu. E o povo do samba pode se considerar também... Foi para vocês também esse título. Porque, eu estou aqui vivo, sendo homenageado, e todo samba é homenageado também. Agradeço a todos e a Unidos da Viradouro.
Quadra da Viradouro
Jornal Nacional/ Reprodução
Apuração
Na Cidade do Samba, teve muita expectativa, nervosismo e emoção na apuração das notas. Um coração, em especial, batia em um ritmo diferente: o de Mestre Ciça.
O reconhecimento de um ano inteiro de trabalho dentro de envelopes. Expectativa na Cidade do Samba.
"Eu só grito bastante quando vem a nota, vibro bastante”, conta o químico Guilherme Nevez.
E tensão nas mesas de cada escola. Notas de 36 jurados em nove quesitos. Samba-enredo foi o critério de desempate. Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Vila Isabel e Viradouro largaram na frente no quesito comissão de frente.
Ao longo da apuração, a Viradouro foi colecionando notas 10. Um coração batia mais forte que os outros: o de Mestre Ciça, enredo da escola. Mas se o coração estava fora do ritmo normal, a bateria desse mestre não saiu do compasso: levou todas as notas 10.
Faltava pouco para saber quem é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio. A última nota. Muita expectativa entre os integrantes da Viradouro. Veio a nota que disse quem é a campeã: a Viradouro celebra, celebra o Mestre Ciça, enredo da escola em 2026, e comemora muito o quarto título da escola.
"É uma consagração, é uma honra. É o carnaval do sambista", diz Ciça, mestre de bateria da Viradouro.
Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Rio com homenagem a Ciça, mestre de bateria da escola
Jornal Nacional/ Reprodução
Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, à frente da bateria Furacão Vermelho e Branco, reinou na Sapucaí no segundo dia de desfiles. Com o enredo “Pra cima Ciça”, a escola reverenciou a arte e a trajetória de um símbolo do carnaval carioca. Mestre Ciça, aos 69 anos e 55 de carnaval, surgiu na comissão de frente. Não foi a única surpresa. O mestre voltou no último carro, que levava a bateria inteira, e também comandou o ritmo dos corações em toda a Sapucaí.
"O Ciça como um componente, como um mestre de bateria, é um grande artista da cultura popular brasileira”, diz Tarcísio Zanon, carnavalesco da Viradouro.
LEIA TAMBÉM
Viradouro é campeã com exaltação ao Mestre Ciça
Comemoração do título lota quadra da Viradouro; FOTOS
Viradouro é campeã do carnaval do Rio: veja todas as notas da apuração
Quais escolas tiraram mais notas 10? Veja o desempenho na apuração do carnaval do Rio de Janeiro