EMPREENDEDORISMO INDÍGENA - AME BV impulsiona negócios nas comunidades de Boa Vista
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Os principais segmentos atendidos são alimentação, agricultura e serviços Clara Sarmento, empreendedora da comunidade Darôra, está entre os 100 indígenas beneficiados pela AME BV
PMBV.
Na comunidade Darôra, região do Baixo São Marcos, Clara Sarmento, de 58 anos, recebe seus clientes com um sorriso acolhedor, o mesmo que carrega há décadas, desde os tempos em que sonhava em ter o próprio negócio. Ela está entre os 100 indígenas beneficiados pelo “ARI’KUTA CRED”, linha de crédito lançada em 2023 pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV).
O nome, que em Macuxi significa “florescer”, não poderia traduzir melhor a transformação que a empreendedora viveu. Internet, energia e plano de celular, tudo vem da renda gerada no minimercado, que oferece desde produtos regionais como farinha até cosméticos e itens de perfumaria.
“Com esse apoio da prefeitura, por meio da AME BV, eu dupliquei a quantidade de produtos que vendo. Minha renda melhorou e consigo pagar todas as contas com tranquilidade”, contou.
Desde 2023, a Prefeitura de Boa Vista acompanha e apoia os empreendedores indígenas por meio do programa AME BV
PMBV.
Organização como raiz do sucesso
Antes mesmo do crédito chegar, Clara já cuidava do seu negócio com zelo e disciplina. E com o incentivo da AME BV ela conseguiu ampliar o seu empreendimento. “Sempre fui organizada, mas esse apoio completou o que faltava. Me senti valorizada. Nós, indígenas, somos ótimos empreendedores”, afirmou.
O caminho até o programa foi recomendado por uma prima, que já havia se inscrito e incentivou Clara a tentar. Hoje, ela celebra não só a sua conquista, mas a da comunidade. “Foi bom para mim, mas também para outros empreendedores do Darôra. A AME BV não esqueceu da gente. Isso nos dá esperança”, disse.
“ARI’KUTA CRED”, que significa "florescer" na língua indígena Macuxi, beneficia 15 comunidades indígenas em Boa Vista.
PMBV.
Florescimento coletivo
O “ARI’KUTA CRED” atua em 15 comunidades indígenas de Boa Vista, onde os principais segmentos atendidos são alimentação, agricultura e serviços. A diretora-presidente da AME, Luciana Surita, destaca que os beneficiados aplicaram corretamente os recursos recebidos nos planos construídos em conjunto com a agência.
“Mais do que crédito, a prefeitura oferece dignidade, visibilidade e a chance de crescer com autonomia, respeitando a identidade cultural de cada empreendedor. Muitos já quitaram os contratos e conseguiram acessar novas linhas de crédito. A AME BV ainda mantém um acompanhamento contínuo, com visitas para orientar e avaliar os empreendimentos”, destacou.