Estudantes de medicina criam projeto com histórias em quadrinhos e audiolivro para facilitar acesso a informações sobre saúde em Araçatuba
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Estudantes de medicina criam projeto que facilita o acesso à informações sobre saúde, em Araçatuba
UniSALESIANO/Divulgação
Estudantes do curso de medicina de um centro universitário de Araçatuba (SP) criaram um projeto com histórias em quadrinhos para facilitar o acesso e entendimento de informações relacionadas à saúde. A iniciativa ainda conta com audiolivro para promover a inclusão a todos os públicos.
Segundo as universitárias, a ideia surgiu após notarem que moradores de muitos lares brasileiros não tinham acesso ao tratamento adequado por falta de informação.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Diante disso, surgiram as histórias em quadrinhos que abordam temas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, hipotireoidismo e hipertireoidismo, com explicações claras sobre sinais, sintomas, tratamentos e cuidados essenciais.
“Queríamos que qualquer pessoa, independentemente da idade ou escolaridade, pudesse compreender seu processo saúde-doença de forma didática”, explica uma das atuantes no projeto.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A versão audiolivro foi desenvolvida para pessoas que têm dificuldade de leitura, baixa visão ou são analfabetas. Ambas foram disponibilizadas de forma gratuita para a comunidade. As HQs estão disponíveis em formato de Documento Portátil (PDF), garantindo ampla distribuição.
Giulia Alves Mendes, Júlia Ribeiro Albarracin, Laisa Lima de Almeida, Letícia Parizatti e Luísa Moraes Bispo são alunas do 8° período do curso de medicina do UniSALESIANO.
Estudantes de medicina criam projeto que facilita o acesso à informações sobre saúde, em Araçatuba
UniSALESIANO/Divulgação
Com base na disciplina de Educação em Saúde Coletiva (IESC), elas colocaram a ideia em prática e tiveram apoio da médica Daniella Barbosa, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto.
O coordenador do curso de medicina da instituição, o médico Antônio Poletto, destacou a importância da iniciativa.
“A dificuldade de comunicação é uma das barreiras que impedem os pacientes de aderirem ao tratamento e esse projeto busca eliminar essas barreiras por meio de ferramentas educativas e acessíveis”, finaliza.
Estudantes de medicina criam projeto que facilita o acesso à informações sobre saúde, em Araçatuba
UniSALESIANO/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba